Home > Salões > Salões 2 > Salões

Salão Tchecoslováquia

1969

16/01/1969 - estudante Jan Palach

16/01/1969 - O estudante Jan Palach se imolou pelo fogo junto ao Museu Nacional na praça Venceslau, em protesto não só contra a invasão de agosto mas sobretudo contra o regime ditatorial implantado. 

Foi o último suspiro de um país que se viu arrastado para a esfera soviética de uma forma violenta como constuma ser na doutrina comunista. 

Somente em 1991 as tropas russas saem do país.

 

25/02/1969 - Jan Zajic, estudante checo que cometeu suicídio; repetiu da

mesma forma o protesto de Jan Palach na Praça Venceslau , em Praga, no dia 21 º aniversário do golpe comunista em fevereiro de 1948,

Carta que deixou como despedida:

"Mãe, pai, irmão, irmã mais nova!

Quando você ler esta carta, eu já estarei morto ou à beira da morte. Eu sei o que é um duro golpe meu ato será para você, mas não fique com raiva de mim. Infelizmente, não estamos sozinhos neste mundo. Eu não estou fazendo isso porque eu estaria cansado pela vida, pelo contrário, porque eu valorizo muito. Espero que o meu ato possa  tornar a vida melhor. 
Seio preço da vida e que é a coisa mais preciosa. Mas eu quero muito para você, para todos, então eu tenho que pagar muito. Não perca seu coração depois do meu sacrifício, diga a Jacek para estudar mais e Marta também. Você nunca deve aceitar a injustiça, seja ela de qualquer forma, a minha morte vai ligar-lhe. 
Eu sinto muito que eu nunca vou ver você ou que, que eu tanto amava. 
Por favor, perdoe-me que eu lutei com você tanto. Não deixe que eles me tornem um louco."

Publicações Sugeridas